top of page

PACAEMBU

 

Tecnologia de alta definição para tornar os estádios brasileiros mais seguros    


A solução é resultado de parceria entre Grupo Policom, Abex Brasil e NNW, com apoio da Federação Paulista de Futebol e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O projeto tem como meta atender a necessidade da Federação Paulista de Futebol e da Policia Militar por um sistema que, utilizando tecnologia de ponta, faça o reconhecimento facial de torcedores na vistoria antes de os torcedores adentrarem ao estádio. Esse sistema também faz a identificação clara e a visualização perfeita dos eventos tanto ao vivo quanto gravados, permitindo uma analise imediata ou posterior com qualidade. Para isso, a solução de CFTV é de alta resolução (Full HD), aplica câmeras fixas para monitorar as arquibancadas e se baseia no conceito Pixel Por Metro que, ao dividir a resolução horizontal da câmera de CFTV pela largura da cena, torna possível pré-estabelecer a qualidade da imagem que será capturada e gravada.



Esse conceito, em uma aplicação real, permite que 100% dos torcedores sejam cadastrados nas entradas do estádio. Com isso, os torcedores que eventualmente se envolverem em tumulto dentro das dependências do estádio poderão ser identificados com nitidez com as câmeras de alta definição, auxiliando a atuação dos policiais. Como é criado um banco de dados com as imagens dos torcedores problemáticos, no próximo jogo a que comparecer, não conseguirá entrar no estádio, pois o sistema de biometria facial auxiliado pelas câmeras emitirá alerta aos operadores sobre o fato de que aquele é um torcedor que já causou problemas em jogos anteriores.



O projeto piloto prevê monitorar a entrada Portão 03 com duas câmeras de 2 MP, o Portão 22 (visitantes), com uma câmera de 2 MP, duas câmeras de 16 MP e mais uma câmera de 29 MP com o objetivo de monitorar possíveis tumultosnas áreas de arquibancada, reconhecendo nitidamente os rostos dos torcedores, utilizando o conceito “Pixel por Metro”, gerando imagens de alta definição para posteriar análise.



Nos portões 03 e 22 prevê o software de Biometria Facial. A câmera estará posicionada de modo a que os torcedores sejam monitorados e tenham suas faces cadastradas no momento da revista ao adentrarem no estádio.



Diferentemente dos projetos convencionais que utilizam câmeras móveis e raramente conseguem garantir a totalidade da cobertura nas arquibancadas, este projeto piloto será montado com câmeras fixas de alta definição (16 MP e 29 MP) e garantirá a total cobertura do espaço monitorado, sem perda de qualidade de imagem.

CLIQUE NA FIGURA E ENTENDA O FUNCIONAMENTO DO SOFTWARE

bottom of page